Editoras se unem contra Scanlations

Primeiro post, assunto um pouco velho, mas deve ser tratado aqui. enjoy

Editoras Japonesas e Americanas se uniram para combater os scanlations, postagem online de quadrinhos japoneses traduzidos, sem a devida autorização dos detentores dos direitos autorais.

Reuniram-se os 36 membros japoneses da Digital Comic Association, aliadas as editoras de mangá norte-americanas Vertical Inc, Viz Media, Tokyopop e Yen Press, e formaram uma coalizão para lidar com o problema.

Um porta-voz da coalizão afirmou: tal atitude mostra que essas editoras japonesas – que licenciam a maioria dos mangás vendidos nos EUA – estão tomando uma posição agressiva na luta contra a pirataria de mangá fora do Japão, assim como no seu próprio país. O grupo alega que a velha prática de scanlating, anteriormente executada por fãs – iniciada nos anos setenta , numa época em que era difícil encontrar mangás fora do Japão e que consiste em escanear, traduzir e distribuir material pela internet – se transformou em agregamento de scanlations, alojando milhares de edições de mangás piratas em lucrativos websites de tráfego intenso e oferecendo-os gratuitamente aos leitores.”

E o que decidiram? Ameaçar, alegando que após a criação dos scanlations, a venda de mangás tem caído.

Um porta-voz disse que: “ficamos sem nenhuma outra alternativa a não ser tomar uma ação agressiva. É nossa esperança sincera que os sites infratores irão cair em si e imediatamente cessar suas atividades. Se não for este o caso, no entanto, vamos buscar medidas cautelares e indenização”.

Também ameaçaram tomar medidas legais contra 30 sites de scanlation (Cujos nomes não foram revelados), mas alegam que esses sites estão lucrando com a publicidade, chegando a cobrar a adesão e minando as chances de licenciamento do mangá.

Não digo que eles estejam errados, mas gosto muito de ler meus mangás toda quarta-feira em inglês, e axo que toda essa ameaça não vai dar em nada. Pirataria sempre teve, sempre terá e não é assim que vai acabar.  E cá entre nós, é muita estupidez países que vendem seus mangás com brindes recorrerem a isso.

Fonte:  http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/2010/06/08/investida_total_pirataria_mangas/#feedbacks

Iagutsh;

Anúncios
    • tukitinho
    • 21 de junho de 2010

    Vish, se acontecer isso não poderemos ler muitos mangás
    ou teremos que pagar caro por um x.x””

  1. Cara, eu não sei quanto a vocês, mas eu gosto de papel e de coleções. Sei lá, aprendo a dar mais valor. Mas tipo, sabe o que virou moda aqui no brasil?

    “O scanlation, o scanlation”. — “scanlation é bom bom, scanlation é bom bom bom!!”

    • iagutsh
    • 21 de junho de 2010

    Eu também amo minhas coleções, mas infelizmente nem todos os mangás vem pro Brasil né, então vai no scanlation, o scanlation. haha

  2. Pois é, concordo.

    • Garuda
    • 22 de junho de 2010

    Caralho que post inútil

  3. scanlation nunca foi proibido desde que não fosse repassado a outros fãs (nem trocado, nem vendido, nem usado para nenhum meio de renda).
    acontece que por causa de um todo mundo irá pagar. Esses que não tem nenhum outro meio de ganhar dinheiro ou então achou que essa fosse a maneira fácil de ganhar dinheiro, aproveitou-se do scanlation para lucrar ;~

    eu sou a favor da proibição. Fã que é fã tem que colecionar mangá original. E foda-se quem quer ler o que não vem para cá, trate de viajar.

    • iagutsh
    • 22 de junho de 2010

    Você tem que ver uma coisa né Ichirou, por que motivo uma pessoa iria traduzir um mangá sem ganhar nada? no começo seria bom, uma ‘fama’, mas depois você iria querer ganhar alguma coisa, pois trabalhar de graça é coisa de escravo né. :X

    E eu continuo dizendo, nem todo mangá vem pra cá, e os que vem pra cá, a maioria vem em péssimo formato, qualidade e tal. ://

    Porra viajar também é foda né? HEAUHEIUHAIE

    Mas por enquanto eles não falaram nada dos fansubs… então ainda temos os animes piratas né. ):

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: